Início > Windows > Medidas para Impedir a alteração do Papel de Parede

Medidas para Impedir a alteração do Papel de Parede

1 de setembro de 2008 Deixe um comentário Go to comments

 

Este artigo é dedicado aos “Caras da Informática”. Descreve um “caminho das pedras” de como evitar que usuários espertinhos fiquem trocando o papel de parede (e outros) do Windows, ao invés de utilizar o “padrão” da empresa em que trabalham. Vamos bloquear tudo utilizando o editor de diretivas de grupo do Windows, o “gpedit.msc”.

 

Clique em Iniciar/Executar e digite “gpedit.msc” e dê “Enter”. A tela que irá surgir é muito parecida com a do Editor de Registros do Windows:

 

 

 

Navegue, no painel da esquerda, até a pasta “Configuração do Usuário/Modelos Administrativos/Área de Trabalho/Active Desktop”. No painel da direita, será exibida uma lista de diretivas, que você pode ativar, desativar ou simplesmente “não configurar”.

 

Procure as diretiva “Desativar o Active Desktop” e “Proibir Alterações” (uma de cada vez, claro), dê um duplo-clique em cada uma e, na tela que irá abrir, clique em “Ativado” e depois em “OK”.

 

Em seguida, procure por “Papel de parede do Active Desktop”. Dê um duplo-clique e, na tela que abrir, também clique em “Ativado”. Na caixa de texto onde está escrito “Nome do papel de parede”, digite o caminho completo do papel de parede que você quer deixar como padrão (de preferência, deixe a pasta oculta), como por exemplo: “C:\Windows\Papeis de parede\padrao.jpg”. Em “Estilo do papel de parede”, defina se você irá deixá-lo Centralizado na tela, Estendido ou no estilo “Lado a lado”. Clique em “OK”.

 

 

Para impedir que os usuários entrem no Painel de Controle para tentar acessar o ícone “Vídeo” e assim mudar o papel de parede, basta ir em “Configuração do Usuário/Modelos Administrativos/Painel de Controle”, encontrar a diretiva “Proibir acesso ao ‘Painel de Controle” e ativá-la também.

 

Para remover de vez o ícone “Vídeo” do Painel de Controle, caso o usuário expert consiga abri-lo, vá em “Configuração do Usuário/Modelos Administrativos/Painel de Controle/Exibição”, procure por “Remover  ‘Vídeo’ do ‘Painel de Controle’” e ativá-lo.

 

Nesta mesma pasta, podemos encontrar outros bloqueios, como por exemplo:

 

* Ocultar guia ‘Área de trabalho’ – quando abrimos as Propriedades de Vídeo, ao clicar na área de trabalho com o botão direito do mouse (caso o usuário consiga desbloquear o acesso às Propriedades de Vídeo).

 

* Impedir alteração do papel de parede – irá impedir que, mesmo que o usuário consiga desbloquear o acesso às Propriedades de Vídeo, ele tenha a possibilidade de alterar o papel de parede na aba “Área de trabalho”.

 

* Ocultar guia ‘Aparência e temas’ – irá impedir o acesso do usuário às abas de Aparência e Temas, caso ele consiga desbloquear o acesso às Propriedades de Vídeo.

 

* Ocultar guia ‘Proteção de tela’ – irá impedir o acesso do usuário à aba de Proteção de Tela.

 

 

Obs.: se você ativar a opção “Proteção de tela”, não haverá proteção de tela (vai ficar sem).

 

Para atualizar essas alterações, basta reiniciar o micro ou ir em Iniciar/Executar, digitar “gpupdate” e depois teclar “Enter”.

 

Obs. 2: Claro que existe uma forma de evitarmos que os usuários expert, que bem provavelmente venham a ler este artigo, não consigam utilizar o gpedit.msc para tentar trespassar estas diretivas impostas: vá em C:\windows\system32 e exclua o gpedit.msc. Quando for necessária manutenção na máquina, leve em seu pendrive uma cópia do programa, copie para a pasta, utilize, e depois volte a apagá-lo.

 

Gostou? Fique à vontade para comentar!

 

Abraços a todos!

About these ads
  1. eliseu
    18 de setembro de 2008 às 16:36

    isso funciona legal até alguem pegar qualquer visualizador de imagens, e até o próprio do windows e mandar alterar a imagem. no proprio internet explorer vc pode ir em cima de uma imagem e definir como plano de fundo.

    • Bruno
      13 de julho de 2009 às 18:30

      é mas se você tiver colocado como ele colocou para o papel default ser o que vc quer dentro do gpedit, quando o cara reiniciar o micro volta o que vc definiu… dai toda vez o usuario teria que trocar o papel e uma hora isso ia encher o saco ne..

  2. O Autor
    19 de setembro de 2008 às 1:15

    Na verdade se você tentar abrir uma imagem e mandar definir como papel de parede, o sistema lhe retornará uma mensagem administrativa, dizendo que esta ação está restringida, ou algo do tipo. O que o usuário pode fazer para alterar, é abrir a imagem que você definiu como plano de fundo no Paintbrush, alterar e salvar. Mas para “tentar” evitar isto, podemos esconder essa imagem que seria a “padrão” (podendo deixá-lo oculto em uma pasta como c:\windows\system, por exemplo).

    Veja, são apenas algumas formas que eu já testei e consegui, como disse, “evitar”.

    Abraço!

  3. Gilvan
    17 de dezembro de 2008 às 11:29

    esta artigo e muito bom mais vc saber colocar um imagens de outro local ele vai mudar o papel de pareda saber com fazer isto

  4. natan
    10 de janeiro de 2009 às 16:36

    Ótima dica meu caro.

    Meus parabéns

  5. samanasuki
    31 de março de 2009 às 11:28

    obrigado issdo funciona legal mais eu queria proibir que criasem outra conta de usuario sem ser a minha

    • Carla
      13 de julho de 2009 às 18:32

      tenta deixar a sua conta como administrador e a dos outros como “usuário”… se a sua estiver com senha, ninguém vai conseguir alterar nada!

  6. Gustavo
    14 de abril de 2009 às 13:40

    Legal funciona msm !!

  7. Ouynw
    1 de julho de 2009 às 5:18

    Nem é necessário tudo isso! Se você quer evitar que alterem o plano de fundo de uma vez por todas basta entrar nas Diretivas de grupo > Configurações do usuário > Modelos administrativos > Área de trabalho > Active Desktop > Clique duplo em Papel de parede do Active Desktop. Marque como ativado e defina o papel de parede padrão (como mencionado pelo autor). Pronto! Ninguém conseguirá trocar o papel de parede, mesmo que clique com o botão direito em uma imagem e escolha a opção “Definir como plano de fundo da área de trabalho”.

    • Gildo
      13 de julho de 2009 às 18:34

      ou seja, vc soh resumiu o que ele teve moh trabalho pra explicar com detalhes…

    • Naldo Nas
      3 de fevereiro de 2010 às 13:40

      Ouynw, Mano Velho

      qtos mais travado melhor..Precisa de tudo isso e um pouco mais …rs

  8. SANDRO
    14 de dezembro de 2009 às 12:27

    OBRIGADO POR AJUDAREM AMIGOS
    ABRAÇOS PRUS Q FODOÇES LÁ !

  9. jose antonio
    24 de julho de 2010 às 0:54

    PARABÉNS OTIMA DICA! FIZ APROVADO

  10. Sebastiao Eugénio Paulo
    1 de outubro de 2010 às 8:59

    é bom de mais e agora eu tomo o controlo do plano do fundo

  11. Anônimo
    13 de março de 2013 às 12:50

    Parabéns pela inciativa e solidariedade em compartilhar suas horas de estudo conosco, pois facilita o nosso trabalho. Isto é filantropia, é uma virtude.

  12. Fernando
    29 de julho de 2013 às 20:57

    Muito bom…. mas como fazer para retirar a opção DEFINIR COMO PLANO DE FUNDA DA ÁREA DE TRABALHO do menu de contexto quando clica com botão direito em uma imagem?

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: