Início > Windows > Restringindo acesso a pastas compartilhadas no Windows XP

Restringindo acesso a pastas compartilhadas no Windows XP

28 de agosto de 2008 Deixe um comentário Go to comments

 

Existe um modo de restringirmos o acesso às pastas que compartilhamos, para que apenas as pessoas que quisermos as vejam. Para tanto, utilizarei uma pasta compartilhada em minha área de trabalho (para os que não souberem como compartilhar pastas, vide artigo que postei “Compartilhando arquivos entre computadores com Windows XP”, em nossa lista de artigos), cujo nome é “documentos”. O nome do meu micro é “testes”.

 

Abra o Painel de Controle do Windows e dê um duplo-clique em “Opções de pasta”:

 

  

Clique na aba “Modo de exibição”. No painel “Configurações avançadas”, procure e desmarque a opção “Usar compartilhamento simples de arquivo (recomendado)”. Clique em “OK”.

 

Agora vá até a pasta que você quer compartilhar, clique com o botão direito do mouse sobre ela e depois em “Compartilhamento e segurança”. Você irá notar algumas diferenças na tela que irá surgir em relação ao modo como ela era exibida antes:

 

 

 

 

 

Clique em “Compartilhar esta pasta”, digite o “Nome do compartilhamento” e, se desejar, um “Comentário” nas caixas de texto abaixo. Agora vem o momento crucial da restrição. Vamos fazer com que apenas os usuários desejados vejam o conteúdo desta pasta. Para isso, clique em “Permissões”:

 

 

 

 

 

Nesta tela, temos duas sessões, digamos: na primeira, “Nomes de grupo ou de usuário”, é a sessão onde iremos definir ‘quem’ irá acessar a nossa pasta compartilhada. Na segunda, iremos definir ‘o que’ o usuário que terá acesso à pasta poderá fazer: Alteração, Leitura e Controle total (abrange as duas primeiras).

 

Para que um usuário possa ter acesso à nossa pasta compartilhada, é necessário que ele tenha uma conta de usuário em nosso micro. Digamos que tenho um computador teste2 em minha rede e quem o utiliza seja o “UsuárioX”, cujo nome do usuário, nessa máquina, é “usuariox”, e a senha “123456” (para quem não sabe do que estou falando, por favor, fique à vontade para ler o artigo “Criação de usuários no Windows XP”, postado em nossa lista de artigos).

 

De posse destas informações, vamos criar o “usuariox”, com senha “123456” em nossa máquina, para que ele consiga acessar nossa pasta compartilhada. Entretanto, faremos isto de outra forma. Em sua área de trabalho ou no meu iniciar, encontre o ícone do “Meu computador” e clique com o botão direito do mouse sobre ele. Em seguida, clique em “Gerenciar”. Surgirá uma tela de “Gerenciamento do computador”, com dois painéis. No painel da esquerda, clique em “Usuários e grupos locais” e depois em “Usuários”, como segue:

 

 

 

 

 

 

No painel da direita, se notar, ficam os objetos dos usuários que temos em nosso micro. Vamos clicar com o botão direito do mouse sobre o painel direito e depois em “Novo usuário…”. A seguinte tela será exibida:

 

 

Em “Nome de usuário”, digite “usuariox”. Se quiser, preencha os outros dois campos, “Nome completo” e “Descrição”. Em “Senha” e “Confirmar senha”, digite “123456”. Desmarque o checkbox “O usuário deve alterar a senha no próximo logon” e marque os dois próximos “O usuário não pode alterar a senha” e “A senha nunca expira”. Clique em “Criar” e em seguida em “Fechar”. Você irá notar que o usuariox constará agora na lista de usuários do painel da direita da janela de “Gerenciamento do computador”.

 

Feche a janela de “Gerenciamento do computador” e retorne à de compartilhamento, onde deve estar em foco a de “Permissões para documentos” (vide tela 3). Clique em “Adicionar…”. Surgirá a seguinte tela:

 

 

Note que o nome de seu computador é exibido em “Deste local:”. Para fazer o compartilhamento, precisamos seguir o modelo: nome_do_computador\usuario. É justamente isso que iremos digitar em “Digite os nomes de objeto a serem selecionados”: TESTE\usuariox (no meu caso, o nome da minha máquina é TESTE. Verifique e troque pelo nome da sua). Clique em “OK”. O sistema irá retornar à tela de “Permissões para documentos”. Note que agora, na primeira sessão, de “Nomes de grupo ou de usuário”, também consta o usuariox. Defina, na segunda sessão, os direitos do usuariox (Leitura, Alteração ou ambos) e clique em “OK”. O sistema irá retornar à tela de “Propriedades de documentos”, na aba “Compartilhamento e segurança”. Clique em “OK” também. Você irá notar que o ícone de sua pasta agora está diferente, está com uma “mãozinha” segurando a pasta.

 

Agora vem a segunda parte da história: na máquina do Sr. UsuárioX, a teste2 (como definimos anteriormente), vamos criar um atalho para esta pasta que acabamos de compartilhar (na área de trabalho, por exemplo, por que não?). Clique com o botão direito do mouse sobre a área de trabalho desta máquina, em “Novo” e depois em “Atalho”. Irá surgir:

 

 

Em “Linha de comando”, devemos seguir sempre o seguinte modelo: \\nome_do_computador\nome_da_pasta_compartilhada. Em nosso caso, “\\TESTE\documentos”. Clique em “Avançar”. Irá surgir outra telinha, onde você terá que digitar um nome para o atalho. Clique em “Concluir”, após definir este nome. Pronto! O Sr. UsuárioX agora tem acesso à nossa pasta compartilhada através deste atalho criado em sua área de trabalho!

 

Observação: o que fizemos aqui foi criar um usuário em nossa máquina igualzinho ao que o Sr. UsuárioX tem na sua, inclusive colocando a mesma senha que ele utiliza. Caso o Sr. UsuárioX mude a senha dele, teremos que mudar também a senha do usuariox em nossa máquina, senão ele não terá mais acesso a esta pasta compartilhada. É importante ressaltar que, se o Sr. UsuárioX tiver conta de usuário idêntica a esta em uma terceira máquina, ele conseguirá também utilizar a pasta compartilhada. Lembro também que é necessário, lógico, que todas estas máquinas estejam em rede para que estes compartilhamentos sejam possíveis. Outro ponto que devemos observar é que, se essas máquinas se encontrarem em redes diferentes, talvez seja necessário que, ao invés do nome da máquina onde está localizada a pasta compartilhada, seja colocado o seu endereço de IP (vide Descobrindo seu endereço IP) na hora de criar o atalho.

 

Pessoal, qualquer dúvida, entrem em contato!

 

Abraços

  1. Ricardo
    30 de janeiro de 2009 às 16:10

    E se não tiver senha o usuário criado entre os micros?
    Dá certo do mesmo jeito?

  2. Ivo Lavor
    6 de fevereiro de 2009 às 18:30

    Excelente tutorial. Parabéns!

  3. BoX
    10 de março de 2009 às 11:33

    Valeu pelo tutorial, já vou por em pratica agora.

  4. Fritz Campos
    7 de maio de 2009 às 13:30

    Show de bola teu tutorial…
    mais se no caso o cliente for uma maquina linux…
    como seria?

  5. Caetano
    23 de junho de 2009 às 12:52

    Parabéns! Muito bom post!
    Achei um monte que não ajudou em nada. O seu foi bem claro e específico!

  6. Cláudio Souza
    20 de setembro de 2009 às 19:52

    Muito bom mesmo! Bem elaborado, nem detalhado, didático e explicativo. Tudo de bom em um texto dessa natureza. está de parabéns!

  7. João Leite
    21 de junho de 2010 às 15:01

    Parabéns!!
    Claro e direto

  8. fabio
    29 de junho de 2010 às 19:48

    amigo fiz exatamente como esta descrito,
    maquina:coordenacao
    criei o usuario secretaria, com senha igual ao pc secretaria

    no pc secretaria criei o atalho ate ai ele aceitou porem qaundo tento abrir a pasta ele me da a mensagem de acesso negado!

    oque pode estar errado?
    obrigado

    • Anônimo
      2 de novembro de 2010 às 13:15

      você liberou acesso aos dois micros pelo painel de restrição ? os dois pc tem que estar com mesmo NOME de usuario e mesma senha

  9. kywnet
    10 de julho de 2011 às 23:53

    ta dando a mesma coisa do amigo anonimo ai
    onde fica esse painel de restricao
    faça um tutorial ai por favor
    obrigado

    • Renata
      13 de julho de 2011 às 14:33

      o que está aparecendo pra vc? eu segui os passos do autor e deu tudo certo!

  10. Anônimo
    14 de setembro de 2011 às 17:02

    Acredito que os colegas que não tenham obtido sucesso possam ter cometido o mesmo erro que eu.

    Antes de iniciar os procedimentos para inserção do novo usuário, eu “burramente” deletei o grupo “TODOS”, que já se encontrava na sessão “nome de grupo ou de usuário”.

    Assim que inclui novamente o grupo “Todos”, além de manter o usuário inserido com a ajuda do tutorial, tudo funcionou perfeitamente. No meu caso, gostaria que determinado computador que visualizasse os arquivos em minha máquina, apenas os VISUALIZASSE, sem fazer qualquer edição. E foi exatamente como o tutorial prometeu. PERFEITO!

    Muito obrigado ao editor do Blog!

  11. Anônimo
    21 de agosto de 2013 às 22:41

    Funciona!!! mas eu teria vários usuário na tela do logon do Windows (caso eu queira vários usuários específicos).

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: