Inicial > Windows > Medidas para Impedir a alteração do Papel de Parede

Medidas para Impedir a alteração do Papel de Parede

1 de setembro de 2008 Deixe um comentário Go to comments

 

Este artigo é dedicado aos “Caras da Informática”. Descreve um “caminho das pedras” de como evitar que usuários espertinhos fiquem trocando o papel de parede (e outros) do Windows, ao invés de utilizar o “padrão” da empresa em que trabalham. Vamos bloquear tudo utilizando o editor de diretivas de grupo do Windows, o “gpedit.msc”.

 

Clique em Iniciar/Executar e digite “gpedit.msc” e dê “Enter”. A tela que irá surgir é muito parecida com a do Editor de Registros do Windows:

 

 

 

Navegue, no painel da esquerda, até a pasta “Configuração do Usuário/Modelos Administrativos/Área de Trabalho/Active Desktop”. No painel da direita, será exibida uma lista de diretivas, que você pode ativar, desativar ou simplesmente “não configurar”.

 

Procure as diretiva “Desativar o Active Desktop” e “Proibir Alterações” (uma de cada vez, claro), dê um duplo-clique em cada uma e, na tela que irá abrir, clique em “Ativado” e depois em “OK”.

 

Em seguida, procure por “Papel de parede do Active Desktop”. Dê um duplo-clique e, na tela que abrir, também clique em “Ativado”. Na caixa de texto onde está escrito “Nome do papel de parede”, digite o caminho completo do papel de parede que você quer deixar como padrão (de preferência, deixe a pasta oculta), como por exemplo: “C:\Windows\Papeis de parede\padrao.jpg”. Em “Estilo do papel de parede”, defina se você irá deixá-lo Centralizado na tela, Estendido ou no estilo “Lado a lado”. Clique em “OK”.

 

 

Para impedir que os usuários entrem no Painel de Controle para tentar acessar o ícone “Vídeo” e assim mudar o papel de parede, basta ir em “Configuração do Usuário/Modelos Administrativos/Painel de Controle”, encontrar a diretiva “Proibir acesso ao ‘Painel de Controle” e ativá-la também.

 

Para remover de vez o ícone “Vídeo” do Painel de Controle, caso o usuário expert consiga abri-lo, vá em “Configuração do Usuário/Modelos Administrativos/Painel de Controle/Exibição”, procure por “Remover  ‘Vídeo’ do ‘Painel de Controle’” e ativá-lo.

 

Nesta mesma pasta, podemos encontrar outros bloqueios, como por exemplo:

 

* Ocultar guia ‘Área de trabalho’ – quando abrimos as Propriedades de Vídeo, ao clicar na área de trabalho com o botão direito do mouse (caso o usuário consiga desbloquear o acesso às Propriedades de Vídeo).

 

* Impedir alteração do papel de parede – irá impedir que, mesmo que o usuário consiga desbloquear o acesso às Propriedades de Vídeo, ele tenha a possibilidade de alterar o papel de parede na aba “Área de trabalho”.

 

* Ocultar guia ‘Aparência e temas’ – irá impedir o acesso do usuário às abas de Aparência e Temas, caso ele consiga desbloquear o acesso às Propriedades de Vídeo.

 

* Ocultar guia ‘Proteção de tela’ – irá impedir o acesso do usuário à aba de Proteção de Tela.

 

 

Obs.: se você ativar a opção “Proteção de tela”, não haverá proteção de tela (vai ficar sem).

 

Para atualizar essas alterações, basta reiniciar o micro ou ir em Iniciar/Executar, digitar “gpupdate” e depois teclar “Enter”.

 

Obs. 2: Claro que existe uma forma de evitarmos que os usuários expert, que bem provavelmente venham a ler este artigo, não consigam utilizar o gpedit.msc para tentar trespassar estas diretivas impostas: vá em C:\windows\system32 e exclua o gpedit.msc. Quando for necessária manutenção na máquina, leve em seu pendrive uma cópia do programa, copie para a pasta, utilize, e depois volte a apagá-lo.

 

Gostou? Fique à vontade para comentar!

 

Abraços a todos!

  1. eliseu
    18 de setembro de 2008 às 16:36

    isso funciona legal até alguem pegar qualquer visualizador de imagens, e até o próprio do windows e mandar alterar a imagem. no proprio internet explorer vc pode ir em cima de uma imagem e definir como plano de fundo.

    • Bruno
      13 de julho de 2009 às 18:30

      é mas se você tiver colocado como ele colocou para o papel default ser o que vc quer dentro do gpedit, quando o cara reiniciar o micro volta o que vc definiu… dai toda vez o usuario teria que trocar o papel e uma hora isso ia encher o saco ne..

  2. O Autor
    19 de setembro de 2008 às 1:15

    Na verdade se você tentar abrir uma imagem e mandar definir como papel de parede, o sistema lhe retornará uma mensagem administrativa, dizendo que esta ação está restringida, ou algo do tipo. O que o usuário pode fazer para alterar, é abrir a imagem que você definiu como plano de fundo no Paintbrush, alterar e salvar. Mas para “tentar” evitar isto, podemos esconder essa imagem que seria a “padrão” (podendo deixá-lo oculto em uma pasta como c:\windows\system, por exemplo).

    Veja, são apenas algumas formas que eu já testei e consegui, como disse, “evitar”.

    Abraço!

  3. Gilvan
    17 de dezembro de 2008 às 11:29

    esta artigo e muito bom mais vc saber colocar um imagens de outro local ele vai mudar o papel de pareda saber com fazer isto

  4. natan
    10 de janeiro de 2009 às 16:36

    Ótima dica meu caro.

    Meus parabéns

  5. samanasuki
    31 de março de 2009 às 11:28

    obrigado issdo funciona legal mais eu queria proibir que criasem outra conta de usuario sem ser a minha

    • Carla
      13 de julho de 2009 às 18:32

      tenta deixar a sua conta como administrador e a dos outros como “usuário”… se a sua estiver com senha, ninguém vai conseguir alterar nada!

  6. Gustavo
    14 de abril de 2009 às 13:40

    Legal funciona msm !!

  7. Ouynw
    1 de julho de 2009 às 5:18

    Nem é necessário tudo isso! Se você quer evitar que alterem o plano de fundo de uma vez por todas basta entrar nas Diretivas de grupo > Configurações do usuário > Modelos administrativos > Área de trabalho > Active Desktop > Clique duplo em Papel de parede do Active Desktop. Marque como ativado e defina o papel de parede padrão (como mencionado pelo autor). Pronto! Ninguém conseguirá trocar o papel de parede, mesmo que clique com o botão direito em uma imagem e escolha a opção “Definir como plano de fundo da área de trabalho”.

    • Gildo
      13 de julho de 2009 às 18:34

      ou seja, vc soh resumiu o que ele teve moh trabalho pra explicar com detalhes…

    • Naldo Nas
      3 de fevereiro de 2010 às 13:40

      Ouynw, Mano Velho

      qtos mais travado melhor..Precisa de tudo isso e um pouco mais …rs

  8. SANDRO
    14 de dezembro de 2009 às 12:27

    OBRIGADO POR AJUDAREM AMIGOS
    ABRAÇOS PRUS Q FODOÇES LÁ !

  9. jose antonio
    24 de julho de 2010 às 0:54

    PARABÉNS OTIMA DICA! FIZ APROVADO

  10. Sebastiao Eugénio Paulo
    1 de outubro de 2010 às 8:59

    é bom de mais e agora eu tomo o controlo do plano do fundo

  11. Anônimo
    13 de março de 2013 às 12:50

    Parabéns pela inciativa e solidariedade em compartilhar suas horas de estudo conosco, pois facilita o nosso trabalho. Isto é filantropia, é uma virtude.

  12. Fernando
    29 de julho de 2013 às 20:57

    Muito bom…. mas como fazer para retirar a opção DEFINIR COMO PLANO DE FUNDA DA ÁREA DE TRABALHO do menu de contexto quando clica com botão direito em uma imagem?

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário