Início > Windows > Como imprimir a partir de sistemas baseados em DOS em impressoras USB

Como imprimir a partir de sistemas baseados em DOS em impressoras USB

3 de setembro de 2008 Deixe um comentário Go to comments

 

Muitas empresas utilizam ainda sistemas baseados em MS-DOS e impressoras matriciais. Algumas já tiveram o bom senso de trocar o sistema por um baseado em Windows. Outras, preferiram ficar com o sistema baseado em DOS e trocar a impressora por uma mais atual, jato de tinta, ligada à porta USB do micro. Existe, porém, um pequeno problema: o DOS não imprime em portas USB! Mas, como na informática, para tudo dá-se um jeitinho, vou ensinar uma “manha” para fazer com que o seu sistema baseado em DOS imprima em uma impressora USB.

 

Em primeiro lugar, vamos compartilhar a impressora em questão. Clique em Iniciar/Configurações/Impressoras e aparelhos de fax. Irá surgir uma tela com as impressoras instalados no seu computador. Procure a impressora que você deseja utilizar, clique com o botão direito do mouse sobre ela e depois em “Compartilhamento…”. Na tela que irá surgir, clique em “Compartilhar esta impressora”, defina um “Nome do compartilhamento” e depois clique em “OK”. Agora verifique qual é o nome de sua máquina (clique com o botão direito do mouse em “Meu Computador” e em seguida em “Propriedades”. Na tela que se abrir, clique na aba “Nome do Computador” e verifique em “Nome completo do computador” o seu nome). Vamos dizer que o nome da máquina em questão seja “contabil01” e o nome do compartilhamento que você definiu seja “impressora.usb”.

 

Clique em Iniciar/Executar e digite: “net use lpt1: \\contabil01\impressora.usb”. Deve aparecer e sumir, rapidamente, uma tela preta do DOS. Vamos testar? Clique novamente em Iniciar/Executar e digite: “cmd”. Irá surgir uma tela do DOS, onde você deverá digitar “dir>lpt1”.  Para quem não é muito amigo do DOS ou pouco conhece, o comando “dir” lista os arquivos do diretório atual (o que você está). O sinal de “>” envia a saída do comando “dir” para a porta “lpt1”. Ou seja, sua impressora irá imprimir uma lista contendo todos os diretórios e arquivos da pasta que está aparecendo na sua tela (geralmente, “C:\Documents and Settings\nome_do_usuário”). Agora tente entrar no sistema DOS que você utiliza e imprima o que quiser!

 

Obs.: isto pode ser feito em qualquer computador de sua rede que irá funcionar também.

Obs. 2: em impressoras Laser geralmente os trabalhos enviados por este método ficam “parados” no buffer da impressora e ela fica “apitando” como doida. Você terá que ir até ela e apertar o botão de “continuar” ou “ok” (depende da impressora).

 

Qualquer dúvida, entrem em contato!

 

Abraços!

  1. Otton
    4 de novembro de 2009 às 19:38

    Boa Tarde amigos!

    Tentei fazer este método para imprimir do MSDOS, mas não funcionou. gostaria de tirar uma dúvida.

    Este método só funcionará caso não tenha impressora lpt1 instalada na máquina?

    Aguardo retorno.

    Att.

    Otton

  2. Anônimo
    6 de outubro de 2011 às 2:03

    Amigo preciso da sua ajuda, não consigo imprimir mesmo seguindo os seus passos, meu e-mail é pcesar-costa@hotmail.com.
    Grato.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: