Início > Linux > Criação de usuários no Linux

Criação de usuários no Linux

17 de fevereiro de 2009 Deixe um comentário Go to comments

Olá Pessoal! Cá estou eu mais uma vez para falar sobre Linux. Nesta segunda parte do nosso estudo, irei falar um pouco sobre usuário(quem já acompanha o blog deve ter lido a respeito no “Faz-me rir”. Quem está entrando pela primeira vez, fique à vontade para dar uma lida no texto 100% informativo da sessão “Faz-me rir”, de nosso blog).

 

– Por quais razões devo criar um usuário para utilizar o Linux ao invés de utilizar apenas o root?

O usuário root é, digamos, um super-usuário. Ele tem acesso a tudo, pode alterar o que quiser, apagar as pastas que quiser… ele é “o cara” (“the  man´s man”, in English). Poxa, mas como “ele” é “o cara”, se ele sou eu, que estou utilizando o computador? Então eu sou “o cara”! Yessss! Pois aí é que está o problema. Digamos que você, que acha que é o cara, anota a sua super/hiper/ultra/mega/blaster/plus/advanced senha em um pedaço de papel e esquece esse pedaço de papel em algum lugar. Outra pessoa então encontra esse pedaço de papel e, de posse de sua senha, faz diversas alterações, apaga seus arquivos. Agora imagina que esta senha que você está utilizando e alguém achou foi a do super-usuário, o root. Aí sim você tem um problema muito maior. Porque essa pessoa agora tem poder total sobre seu sistema. E se for um servidor. Já pensou, um hacker de posse da senha de root do seu servidor? Ele poderia copiar todos os seus arquivos importantes, roubar suas senhas, invadir a privacidade de sua empresa, que tal?

 

– E como podemos contornar esta situação?

Assim que o sistema é iniciado pela primeira vez, você digitou sua senha de root e se logou à máquina, crie um novo usuário para você.  Com esse novo usuário, você pode utilizar o computador sem problemas. Claro que você não dará todos os direitos a esse usuário, pois senão não adianta nada. Existe uma forma de você trocar de usuário dentro de uma sessão, caso tenha que executar alguma operação um pouco mais complexa, que exija ser executada pelo root.

 

– Você falou coisas muito complicadas, explique!

Ok, vamos lá. Quando você coloca seu nome de usuário e senha, você está se logando a uma sessão Linux. O Linux é um sistema operacional multi-tarefas e multi-usuários, ou seja, ele permite que você abra várias sessões em um só computador. Faça um teste. Logue-se com sua senha. Depois aperte “alt+F2”. Você irá se deparar com outra tela que lhe pede usuário e senha. Logue-se novamente. Agora aperte “alt+F3”. E tudo se repetirá. Ou seja, você pode executar várias operações sem sobrecarregar o sistema, basta executar cada uma em uma sessão. E pode se logar com vários usuários diferentes, uma em cada sessão, se quiser.

– Mas como diabos eu crio um usuário?

Calma, não se estresse! Um usuário é criado através do comando “useradd”. Dependendo da distribuição que você utiliza, pode ser “adduser”. Eu irei utilizar o “useradd”, que é mais comum. Existem várias sintaxes para o comando “useradd”. Eu lhe mostrarei 3 básicos:

 

-g <grupo>

-c <comentário>

-h <diretório do usuário, caso queira que seja um diretório diferente do “/home/nome do usuário”>

 

Ex.: useradd gustavo –g analistas –c “analista de suporte” –h /usuarios/gustavo

Neste exemplo, criei um usuário “gustavo”, em um grupo “analistas”, com um comentário “analista de suporte” e indico que a pasta padrão do usuário gustavo será a “/usuarios/gustavo”. Muito simples.

 

– Tudo bem, mas faltou a senha, não é?

Para adicionarmos uma senha para este usuários, iremos utilizar o comando “passwd”:

 

Ex.: <bash>passwd gustavo

       <bash> Digite uma senha:

      <bash> Re-digite a senha:

 

Após digitar e confirmar sua senha (lembre-se dos critérios para criação de senhas), você pode utilizar-se do comando “logout” para fechar essa sessão do usuário root e tentar logar-se com o usuário que você acabou de criar.

 

Por enquanto é só, pessoal!

 

Abraços!

  1. antonio
    19 de setembro de 2013 às 9:17

    foi esplicaçao mais simples e concreta para a criçao de usuarios. gostei. Antonio

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: