Inicial > Windows > Resolução de problemas com dispositivo de som

Resolução de problemas com dispositivo de som

18 de setembro de 2008 Deixe um comentário Go to comments

 

Imagine a situação: você liga seu computador e pensa “vou ouvir uma música”. Abre seu player favorito (Winamp, Music MatchBox, e por que não, Windows Media Player) e, neste momento, tem uma surpresa: não sai som no seu fone de ouvido ou caixa de som; ou, se depara com uma mensagem do tipo “O Windows não pôde encontrar o dispositivo apropriado para execução do arquivo”. Bom, a primeira coisa a se fazer, é dar aquela reiniciada no seu computador para ver se adianta. Caso não adiante, vamos aos seguintes passos:

 

(1) Clique em Iniciar/Executar e digite “devmgmt.msc”. Abrirá a janela do Gerenciador de Dispositivos do Windows:

 

Verifique a existência de um ponto de exclamação dentro de um círculo amarelo sobre o dispositivo de áudio, como na foto. Obs.: caso não haja nenhum ponto de exclamação, pule para o (6).

 

(2) Clique com o botão direito sobre o dispositivo de áudio (com a exclamação) e depois em “Desinstalar”. Remova-o por completo. Em seguida iremos reiniciar o computador. Enquanto ele reinicia, procure o cd de sua placa-mãe (caso o som seja onboard, mais comum nos dias de hoje) ou de sua placa de som (caso seja offboard) e coloque-o no driver de cd/dvd-rom. Obs.: Se você não sabe identificar se sua placa é onboard ou offboard, dê uma olhada atrás de seu gabinete, como na imagem:

 

Apenas em casos muuuito remotos, as placas onboard ficam na parte de baixo do gabinete, onde ficam os dispositivos offboard, e são ligados à placa-mãe por meio de um pequeno flat cable (por isso separei desta forma em que está a figura acima).

 

(3)  Geralmente, ao reiniciar o computador, o sistema operacional detecta se existem novos dispositivos de hardware e tenta instalá-los. Ao se deparar com o cd que contém o driver necessário no driver de cd/dvd-rom, o próprio sistema instala automaticamente o dispositivo. Caso ele não encontre os drivers necessários, ele lhe dará algumas opções, como segue:

 

 

 

Clique em “Não, não agora” e depois em “Avançar” (não repare no “atualização”, é que para exemplificar, coloquei para atualizar o driver de som da minha máquina, já que o processo é o mesmo – na verdade deve aparecer para você “Bem-vindo ao ‘Assistente para instalação de hardware’”).

 

Nesta tela, clique em “Instalar o software automaticamente (recomendável)” e depois em “Avançar”. Se tudo correr bem e o sistema conseguir instalar o driver corretamente, irá surgir uma tela com um botão de “Concluir”. Basta então clicar sobre ele. Para termos certeza de que funcionou, vamos abrir novamente o Gerenciador de Dispositivos e verificar se o ponto de exclamação sumiu:

 

Caso aconteça do ponto de exclamação ainda estar lá, teremos que refazer a desinstalação do dispositivo, como no passo (2) e reiniciar a máquina (ou pode-se tentar clicar em “Ação/Verificar se há alterações de hardware” – mas eu recomendo reiniciar). Quando surgir novamente esta tela:

 

 

 Clique em “Instalar de uma lista ou local específico (avançado)” e depois em “Avançar”. Irá surgir:

 

 

 

 

Clique no checkbox ao lado de “Incluir este local na pesquisa:” e depois em “Procurar”:

 

Navegue até seu driver de cd/dvd e encontre uma pasta cujo nome seja “audio” ou “som” e clique em “OK”. Irá retornar à tela anterior, onde você deve clicar em “Avançar”. Caso tudo corra bem e o Windows instalar os drivers, clique em “Concluir” na tela que surgir. Mais uma vez, entre no Gerenciador de Dispositivos e verifique se a exclamação sumiu de lá.

 

(4) Se, ainda assim, a exclamação insistir em aparecer junto ao dispositivo de áudio, vamos tentar instalar o driver a partir do cd. Com o cd de instalação do dispositivo ou da placa-mãe, entre em “Meu computador” e procure pela unidade de cd/dvd. A maioria dos cds de drivers contém um “autorun”, que seria um programinha que se auto-inicia quando colocamos o cd no driver ou quando damos um duplo-clique sobre o mesmo. Podemos forçar a execução do autorun clicando com o botão direito do mouse sobre a unidade de cd/dvd e depois em “Executar Reprodução Automática” ou apenas “Reprodução Automática” (depende da versão do seu Windows). Como os programas de instalação variam de placa para placa, não poderei explicar com muitos detalhes este tipo de instalação. Mas/Porém/Entretanto, a maioria destes programas é bem didático. Basta seguir os passos e ir fazendo as escolhas corretas, tendo em mente o que você está querendo instalar: o driver do dispositivo de áudio (som). Lembre-se de dar uma reiniciada no computador após concluir a instalação e verificar no Gerenciador de dispositivos se a exclamação maledita sumiu!

 

(5) Caso nada disto tenha funcionado, vamos ter que apelar! Muitas vezes, essa exclamação quer dizer “conflito”. Os dispositivos (som, vídeo, rede, portas seriais e paralelas, etc.) em nossos micros utilizam-se de IRQs (Interrupt Request Line) para “chamar a atenção” do processador, para que ele execute determinada operação. A maioria das placas-mãe nos possibilitam determinar quais IRQs determinados dispositivos irão utilizar. Permitem também que deixemos “reservadas” essas IRQs para que o processador não as utilize. Vejamos como:

 

(5.1) Reinicie seu micro e fique apertando a tecla “Delete” para entrar no Setup da máquina. Muito cuidado ao mexer no Setup, por favor! Existem várias versões diferentes de Setup, porém, demonstrarei apenas uma delas. Algumas placas-mãe não terão estas opções que irei mostrar. Outras terão, mas a “página de rosto” do Setup pode ser um pouco diferente. Você terá que dar uma fuçada, sempre tomando o cuidado de não alterar nada (não me responsabilizo por danos que você possa, mesmo sem querer, vir a causar. Entretanto, se tiveres dificuldades, pode me enviar e-mail que respondo com todo o prazer).

 

Vamos lá. A placa-mãe que irei utilizar para demonstrar é uma ASUS P5P800. A “página de rosto”, digamos, do Setup desta placa é assim:

 

Para verificar as IRQs que estão sendo utilizadas, naveguei com a seta da direita do teclado até “Advanced” (no topo) e entrei (teclando “Enter”) em “Onboard Devices Configuration”:

 

 

 

 

 

 

Veja que a porta Serial 1 está utilizando a IRQ4, a porta Serial 2 utiliza a IRQ3, a porta Paralela utiliza a IRQ7 e um “MIDI IRQ Select” (deve ter algo a ver com som) utiliza a IRQ10. Na própria aba de Advanced, mas em uma outra opção, a “PCIPnP”, estão listadas as IRQs que podemos alterar:

 

Existem aí duas configurações para as IRQs: “PCI Device” (o processador pode utilizá-las para alocar recursos) ou “Reserved” (o processador não pode utilizá-las pois estão reservadas para algum dispositivo). Para alternar entre eles, basta ir com o cursor (através das setas do teclado) em cima de cada uma das IRQs e apertar “+” ou “-“ (no teclado numérico). Vamos então deixar marcados como “Reservadas” as IRQs que listamos acima (que estão sendo utilizadas pelas portas seriais, paralela e “MIDI”?):

 

Para sair do Setup, pressione a tecla “F10” e, responda com “Y” à pergunta de “Deseja salvar e sair?”. Basta agora esperar que o computador reinicie, entre no Windows e, uma última vez, verificar no Gerenciador de dispositivos se a (como diria um amigo meu) exclamação “dos inferno” sumiu!

 

(6) Caso tenhamos finalmente conseguido resolver o problema (a exclamação “dos inferno” sumiu) mas, ainda assim, não sai som em sua caixinha ou fone de ouvido, experimente dar um duplo-clique sobre o ícone de som, que fica ao lado do relógio do Windows (caso não esteja vendo esse ícone, pule para (7)):

            ou         

 

Abrirá uma tela parecida com esta (digo parecida porque a sua pode estar com mais alguns recursos, como microfone, entrada de linha, etc.):

 

Certifique-se de deixar as barrinhas rolantes de “Volume” e “Som wave” para cima (não precisa ser muito, mas se quiser deixar toda para cima não tem problema, apenas baixe o som de sua caixinha ou fone de ouvido). Certifique-se também de não estarem marcados os checkbox ao lado dos “Sem áudio”, como na tela acima (que este autor deixou, claro para demonstrar que no meu caso não está saindo som porque o “Volume” está “Sem áudio”).

 

(7) Caso você não esteja vendo o ícone de som, abra o Painel de Controle e dê um duplo-clique no ícone “Sons e dispositivos de áudio”. Surgirá esta tela:

 

O ícone de som não aparece porque o checkbox ao lado de “Colocar ícone de volume na barra de tarefas” não está ativo. Ative-o e clique em “OK”. Agora sim, faça o passo (6). Caso esta tela toda esteja “intocável”, não sendo possível alterar nada, é porque algo está errado. Vá para o passo abaixo.

 

(8) Enfim, se nada do que tentamos aqui deu certo, o ponto de exclamação não sumiu do Gerenciador de dispositivos, não aparece o ícone de som na barra de tarefas e a bendita tela de “Sons e dispositivos de áudio” está intocável, resta-nos apenas duas alternativas: reinstalar o Windows ou comprar outra placa de som offboard.

Ufa! Esse foi o maior artigo de todos desde o início. Espero ter ajudado!!

 

Abraços a todos…

 

 

 

  1. Vivi
    2 de março de 2009 às 22:55

    Eu não consigo fazer esses procedimentos pq os dispositivos de audio não aparecem no gerenciamento..sumiram,é como se não existisse e foi de uma hora p outra.O q faço?

  2. analistasdesuporte
    5 de março de 2009 às 12:02

    Vivi, você tentou fazer a partir do passo 5 do tutorial? O som de seu computador é onboard?

  3. 7 de março de 2009 às 22:50

    eu não entendi a parti que vai pro (6) pois a minha cx de som só sai se eu pressionar page up,e ai toca

  4. 7 de março de 2009 às 22:53

    alguem poderia me ajudar?
    obrigada assim mesmo

  5. gil
    20 de agosto de 2009 às 21:54

    o meu não tem ponto de exclamação, e aí faço o quer????

    • Anônimo
      21 de agosto de 2009 às 2:05

      Você já verificou todos os outros tópicos relacionados acima?

    • Anônimo
      3 de agosto de 2014 às 21:16

      atualiza os drivers

  6. sheila
    14 de setembro de 2009 às 17:54

    oi fiz de tudo mais nao consigo desistalar o trive ele nao sai degeito nenhum o que faço para consequir tirar ele
    obrigado

  7. schandler
    16 de julho de 2012 às 15:47

    mano tenho um grande problema ! quando vou no gerenciador q encontro uma exclamaçao no drive de audio e tento desistalalo nao consigo pos aparece uma msg disendo q o drive é nescessario para a reinicializaçao (algo assim )!ja tentei de tudo atualiza … e nada a placa de som é onboard, me ajude por favor

  8. 29 de março de 2015 às 20:47

    naõ tenho som na minha pesquisa

  1. No trackbacks yet.

Deixar mensagem para Vivi Cancelar resposta